Depois da temporada de verão na praia, campo e piscina, muitas pessoas acabam voltando com a pele manchada, avermelhada e com descamação. A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira fala o porquê isso acontece e dá algumas dicas de como cuidar da pele durante esse processo, mostrando que é possível obter um bronzeado duradouro de maneira saudável… Além de explicar maneiras de minimizar a vermelhidão e ardor da pele após exposição excessiva ao sol.
Após 3 ou 4 dias tomando sol em excesso, a pele costuma ficar avermelhada, já com 7 dias ela passa a ter cor amarronzada e, na sequência, “descasca”. Isso acontece pelo fato de ela não ter sido preparada adequadamente com hidratantes e filtro solar para a obtenção de um bronzeado seguro, que, muitas vezes, demora de 15 a 20 dias para acontecer – tempo necessário para a melanina subir para a superfície da pele e fixar a cor. Já conferiu nossa dica de sucos bronzeadores aqui?
Segundo a esteticista, “para se bronzear da maneira correta, é preciso dias de preparação; não acontece em apenas um fim de semana. Para que a pele não descame, necessitamos prepará-la adequadamente, esfoliando-a duas vezes por semana, pelo menos 10 dias antes da exposição solar e hidratando-a diariamente. E, é claro, usar filtro solar a cada duas horas quando exposta”. Ainda sobre a esfoliação, o ideal é não fazer o procedimento um dia antes de tomar sol, porque a pele fica mais sensível e fina, podendo provocar surgimento de eritema ou sensibilização. Confira todas as dicas e conquiste a pele dourada dos sonhos!
Se a pele já estiver em fase de descamação, jamais remova as casquinhas ou acelere o processo, pois ela precisa ser renovada naturalmente para que venha uma pele mais resistente.
Outras dicas importantes para cuidar da pele na fase de descamação:
-
Ingerir muito líquido! Beber água, água de coco, sucos naturais;
-
Evitar banhos muito quentes e preferir os sabonetes neutros para usar nos pés, região íntima e axilas. Não aplicar sabonete nas áreas de descamação, pois a pele ficará ainda mais ressecada;
-
Usar óleo de banho, bem como máscaras hidratantes faciais e corporais;
-
Hidratar rosto e corpo duas vezes ao dia e não esquecer de aplicar filtro solar a cada duas horas.
Se a pele estiver com vermelhidão e/ou sensível, aplicar compressas de chá de camomila em temperatura ambiente ou fresca. “Outra opção é fazer um banho de imersão com água morninha ou até mesmo fria, com óleos essenciais como gérmen de trigo, rosa-mosqueta, gerânio, palmarosa, vetiver, sândalo, patchouli, etc.”.
É importante evitar todo e qualquer tipo de exposição solar durante o período de descamação da pele, formação de bolhas ou de sensibilização, para não piorar a situação. Caso a vermelhidão persista, o ideal é sempre procurar um dermatologista!
Agora é só curtir a cor do verão o ano inteiro ? Beijos da esteticista Maria de Fátima
Adorei as dicas, eu já passo muito protetor e fico na sombra hahaha e acredita que mesmo assim eu fico morena? Tá fácil não rs
Beijos Rê