“A jovem Bianca descobre um dia que foi escolhida pelas amigas de colégio como uma DUFF (Designated Ugly Fat Friend), ou seja, uma amiga feia e gorda – para que elas pareçam ainda mais bonitas em comparação. Revoltada, Bianca pede a um atleta popular da escola para ajudá-la a melhorar o seu visual…”
Fazia tempo que eu não via comédias românticas que contassem uma história surpreendente, o que acabou fazendo com que me afastasse um pouco desse gênero. O mesmo enredo cheio de chororô e melodrama pra mim já tinha cansado! Mas, com o feriado, lá estava eu novamente procurando algo novo, até me deparar com “The DUFF”… Um filme que eu tinha visto a Bella Thorne divulgar no Twitter. Graças aos comentários positivos da galera, decidi assistir e valeu muito a pena!
Bianca, Jess e Cassie são três amigas inseparáveis. Jess e Cassie são magras, altas e estão sempre por dentro do mundo da moda. Bianca é baixinha, adora filmes de terror e anda de moleton e jeans. Ela nunca tinha percebido que todos na escola a tratavam diferente até que Wesley, seu vizinho e amigo de infância, conta que ela era vista como uma DUFF – Designated Ugly Fat Friend.
Em tradução pro português, a sigla se tornaria algo como AFV (amiga feia da vez). Wesley avisou que Bianca era usada pelos alunos como uma espécie de ponte até suas amigas, porque elas são bonitas, enquanto é “normal”. Isso acaba com sua auto estima, e ela começa a observar tristemente que os garotos da escola só se aproximam dela pra perguntar se Jess e Cassie estão disponíveis.
Um dia, Bianca decide que quer mudar essa situação drasticamente. De agora em diante, iria andar sozinha! Ela briga com as duas melhores amigas, acusando-as de usá-la pra se sentirem mais bonitas. Então, resolve pedir pra Wesley conselhos sobre como chamar atenção. Primeira coisa diferente no filme: a protagonista não vira outra pessoa! Sempre tem aquele filme clichê em que a menina só fica popular depois que muda de estilo, se vestindo igualzinho às líderes de torcida da escola.
“Você precisa perceber que é apenas tão incrível o quanto pensa que é”
Apesar de ir sim às compras com Wesley, ele diz pra ela escolher algo que a valorize e, ao mesmo tempo, represente quem ela seja de verdade. O filme rompe padrões! Bianca é baixinha, não tem corpo de modelo, veste casacos largos, é irônica e engraçada. Wesley, apesar de ser capitão do time de futebol e super popular, surpreende ao ser mostrado como alguém que tem sensibilidade, é persistente e procura consertar seus erros.
A amizade de Wesley e Bianca é bem bonita. Gostei do fato de mostrarem um menino que entende de relacionamentos! Esse é mais um estereótipo quebrado pelo filme: de que garotos não se ligam nessas “coisas de menina”. O protagonista usa estratégias pra ensinar Bianca a ter o encontro perfeito com o garoto popular do colégio, e os dois evoluem muito como pessoa durante o tempo que passam juntos. O resto vocês conferem no filme, porque não quero dar spoiler!
Ainda que o filme traga a típica personagem patricinha que pratica bullying, ela não é humilhada de volta no final, como geralmente acontece. A história não poderia terminar na mesma moeda, já que é exatamente desse assunto que “The DUFF” trata. Quantos comentários no Facebook você lê por dia de pessoas tentando diminuir as outras? O filme cita bastante as redes sociais usadas como meio de ciberbullying e também faz referência a séries que assistimos e também falam sobre isso, como Catfish e Pretty Little Liars.
The DUFF é baseado no livro da escritora Kody Keplinger. O elenco conta com Bella Thorne, Mae Whitman de “As Vantagens de Ser Invisível” e Robbie Amell, o Firestorm de “The Flash”! É um ótimo filme pra refletir como nos sentimos em relação ao mundo e aprendermos sobre nós mesmos. Engraçada e super divertida, a comédia – com uma pitada de romance – deixa lições/ensinamentos de forma incrível e bem humorada. Fugindo do convencional adolescente, é inteligente e arranca boas risadas e suspiros. Não para por aí… A trilha sonora é perfeita! Quem curte pop vai saber cantar todas as músicas. Vale a pena assistir!
A divulgação foi tão criativa que teve T-shirt! Até a Kylie Jenner aderiu à moda.
Assista legendado aqui! Basta selecionar o player desejado.
Ainda não conhece o meu blog? Clique aqui!
adoro filmes desse tipo! vou assistir (:
Obaa post com resenha de filme <3 Só tem como ver online?
Adorei a ideia da divulgação, estou até pensando em fazer uma pra mim. O filme parece ser bacana e foge dos clichês adolescentes (que eu sinceramente estou CANSADA de assistir). Fiquei ainda mais impressionada pela protagonista ser baixinha (eu também sou baixinha) e fiquei com muita vontade de assistir!
Tá a´, vou assistir, adoro essas dicas, sempre são ótimas!!!!
Debora, eu ainda não vi nenhuma informação de que ele será lançado aqui no BR então só sei desse online mesmo…e Lari eu tb sou bem baixinha! É mto legal qdo vc se identifica né?