Desapega. Joga fora. Manda pro espaço. Deixa fluir! Coloca na lixeira o que não te faz bem… Os amores mal resolvidos, aquela mensagem não visualizada, as pessoas que não querem te ver realizada. Vai desapegando aos poucos e deixa as coisas mudarem conforme o tempo passa! Acredite, elas sempre melhoram.
A sensação que nos toma quando o apego é forte pode ser avassaladora. Pode tirar a paz, se manifestar como estresse e desencadear ondas de tristeza. E você precisa disso? Não, não precisa! Dá pra viver com sossego, daqueles bem merecidos. Já jogou tudo que te faz mal na lixeira? Ótimo. Mas você sabe que o conteúdo negativo ainda está te rondando! Então, aproveite a faxina emocional pra botar todo esse lixo pra fora de uma vez, deixando no passado, sem dó nem piedade.
Exorcize esses encostos da sua vida! E, o mais importante, não se culpe por nada. Você pode ter namorado o demônio, mas isso não significa que você é uma má pessoa também. Nem pense que você não é legal porque alguns dos seus amigos te abandonaram. Pense apenas que eles nunca foram seus amigos, e sim colegas. Se está difícil conseguir um emprego, não esquenta! Não está fácil pra ninguém, meu bem. Se na faculdade tudo vai mal, saiba que se esforçando você chega lá – e depende só de você. Encare o máximo de coisas positivamente! Aquele cara parou de responder as mensagens? Vá fazer algo melhor do que esperar pelo outro.
O mundo não para! A vida é muito curta pra perder tempo com pequenos vícios. Aqueles que nos deixam loucos de raiva e não precisam de um gasto tão grande de energia e sentimentos ruins! Com passar dos anos, até os grandes problemas são apagados e ficam pra trás, permanecendo empoeirados em alguma prateleira inalcançável. Quando a aflição bater na sua porta, reflita se vale mesmo a pena tanta preocupação… Daqui a 3, 5, 10 anos, vai fazer diferença? Pois é.
É difícil dizer “xô, problema; sai da minha vida; vaza; chispa!”. E é mais difícil ainda colocar isso em prática. Você precisa saber pra onde quer ir. Precisa se questionar mais. Sobre a vida, trabalho, família, estudo, relacionamentos. É necessário traçar um objetivo e tentar chegar lá, lutando pra alcançar os resultados desejados. Mas, ao mesmo tempo, saber a hora de parar – e trilhar outro caminho – é indispensável!
Por isso, depois que jogar o lixo pra fora, faça uma lista do que te faz bem. Liste tudo! Aquela música que você ama, o episódio do seu seriado favorito; até o filme mais brega vale. Coloque, também, todas as pessoas que fazem o seu dia valer a pena, lembrando-se de agradecer. Não se esqueça das pequenas coisas: da brisa no seu rosto quando volta pra casa, da simpatia do vizinho de cima, do seu cantinho, do sabor do café, do pôr-do-sol. Liste suas cores preferidas também! Não precisa ser uma só. Apenas coloque no papel tudo aquilo que aquece seu coração.
Agradeça, mentalmente, às pessoas que te provaram – ainda que de forma dolorosa – que a vida não é um mar de rosas. Experiência e amadurecimento! Acrescente a lasanha que só sua avó sabe fazer. Liste seus talentos e tome coragem pra se soltar. Uma lista pode te dar mais ânimo do que você imagina pra esquecer a parte ruim!
Por fim, nunca negue ou subestime seus sentimentos. Separe as coisas entre as que te fazem bem e as que fazem mal. E não tenha nenhum problema em desapegar do que te tira o sono! Depois de tudo isso, eu prometo, você vai acabar se sentindo mais leve e mais feliz. Vai por mim… Desapega que a vida descarrega 😉
Desapega que a vida descarrega.
Disse tudo, ótimo texto.
beijosss
otimo texto ju ! tudo que eu precisava ler (: vou aprender a desapegar, uma hora agente tem que aprender ne ? bjos