É difícil dizer a idade certa para começar a cuidar da pele! Os cuidados com ela começam com a higiene, que acontece desde que nascemos. Em relação aos tratamentos estéticos e técnicas de beleza, os jovens em idade de crescimento costumam procurar os consultórios ainda muito novos devido aos problemas, principalmente, com a acne. As primeiras alterações na pele são chamadas de lesões elementares da acne como os comedões (famosos cravos), pequenas pápulas (que são lesões chamadas pelos adolescentes de “bolinhas”) e pústulas (espinhas abertas e ativas) – além de espinhas fechadas (nódulos), que faz a procura por tratamento aumentar cada vez mais. As manchas por exposição solar também incomodam muita gente!
A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira @mfatimalimapereira trouxe algumas dicas para cuidar do rosto antes dos 25 anos! A primeira orientação é não ‘cutucar’ a pele, para não desencadear lesões ou possíveis contaminações, além das cicatrizes. Os mais novos também devem passar pela higiene adequada e uso próprio de produtos sob indicação, além de procurar um especialista experiente para determinar o sucesso do tratamento. É importante destacar que a prescrição dermatológica é de extrema relevância nos casos de acne ativa e inflamatória e complementar os cuidados da pele com um profissional de estética habilitado.
A prevenção é fundamental e, para isso, é preciso cuidar da higiene e limpar a pele corretamente! É importante lembrar nesses casos que, na maior parte deles, a acne terminará. Para peles mais maduras, a esteticista reforça que os cuidados devem ser constantes e diários, para que o efeito cumulativo dos produtos cosméticos ou de prescrição dermatológica atinjam os resultados desejados. Confira!!
As recomendações para o cuidado com a pele são: demaquilagem (remoção total da maquiagem e resíduos), higienização e limpeza, esfoliação (uma ou no máximo duas vezes por semana), tonificação, aplicação do hidratante ideal… E, é claro, filtro solar SEMPRE! Para peles secas, é sugerida a utilização de esfoliantes com partículas finas e suaves e, em peles mistas e/ou oleosas, o uso do esfoliante duas vezes por semana. O sabonete deve ser específico para o tipo de pele de cada pessoa.
É recomendável ainda o descanso, já que um boa noite de sono repõe as energias e previne o envelhecimento da pele, bem como uma alimentação balanceada. Dormir (e se alimentar) bem é fundamental!
O uso dos cremes anti-idade é recomendado para pessoas a partir dos 25 anos, mas, se a pele sofreu foto danos (muita exposição solar) ou foi mal cuidada, a esteticista recomenda antecipar seu uso. Sempre com uma orientação médica quanto a forma cosmética mais adequada, porque o uso indevido pode causar acne.
Para quem está começando agora a tratar da pele, é importante lembrar que existem muitas diferenças entre peles secas e oleosas. Quem possui pele seca deve utilizar produtos para tentar repor a umidade que as glândulas sebáceas e sudoríparas não produzem, e por isso combinam mais com hidratantes e outros em forma de creme, gel creme e emulsão cremosa.
Do outro lado temos as peles oleosas, que necessitam de um controle maior da produção de oleosidade! Portanto, os produtos como géis, sérum e loções com fórmula oil free – livre de óleo – são os mais indicados ?
Clique aqui para conferir o post do blog com várias outras dicas sobre o tema!
Eu desde que passei dos 25 cuido mais da pele, achei o post super explicativo Rê , adorei, beijão
Amei o post (: E descobri que já posso começar a passar um creminho anti-rugas rs