Olá meninas! Fiquei feliz que vocês gostaram da minha última receita, de Rocambole de Prestígio. É sempre um prazer postar receitas pra todas as leitoras do Ideias de Menina. Chegou a hora da minha colaboração dessa quinzena! Esta receita, assinada pelo chef Paulo Henrique Vasconcellos (Restaurante Benvindo) de Belo Horizonte, foi sugerida pela Renata.
Que tal aprender a fazer uma versão líquida do famoso alfajor? Essa sobremesa é super fácil de preparar e o resultado é surpreendente! Prática, rápida e deliciosa! Algumas pessoas da minha família experimentaram o doce e o feedback foi muito positivo. Uma série de “huuumm!” e “que delícia!” se espalharam pelo ambiente. Já bateu a vontade? Então vamos à receita com o passo-a-passo todo ilustrado!
INGREDIENTES
- 1 pacote de biscoito de leite (Maisena / Maria)
- 1 caixinha ou garrafinha (400 ml) de creme de leite fresco
- 400 gramas de doce de leite em pasta
- 1 barra de chocolate meio amargo (ou amargo)
É importante que seja o creme de leite FRESCO! Creme de leite comum acaba talhando quando levado ao fogo. O creme de leite fresco pode ser encontrado em qualquer supermercado, de caixinha ou de garrafinha, na área de refrigerador – normalmente perto dos laticínios (nunca dos enlatados).
O doce de leite usado pelo chef que criou a receita é da marca Viçosa! Mas você pode escolher a marca que preferir, até aqueles doces argentinos se quiser, ou fazer o seu próprio doce de leite “cozinhando” uma lata de leite condensado, como a Rêe já ensinou aqui.
Particularmente, gosto muito do biscoito “leite e mel” da Nesfit! Mas você pode escolher a marca que quiser, como as conhecidas “Maria” e “Maisena”.
COMO FAZER
- Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador, até que se forme uma “farofa”.
- Numa panela média, coloque o doce de leite e o creme de leite fresco. Misture delicadamente em fogo baixo, não deixe a mistura ferver! O objetivo é que o creme de leite e o doce de leite fiquem incorporados um ao outro, formando um creme só. Quando isso acontecer, já pode desligar o fogo!
- Com um ralador, faça raspas de chocolate usando toda a barra. Prefiro as raspinhas mais grossas, mas faça como preferir!
- Chegou a hora da montagem! Essa sobremesa deve ser servida em tacinhas. Se você colocar numa travessa, a consistência ligeiramente líquida vai fazer com que fique difícil de servir! Primeiro, forre o fundo das tacinhas com a farofinha de biscoitos.
- Utilizando uma concha ou uma colher grande, coloque o creme de doce de leite por cima do fundo de biscoitos. Em seguida, acrescente as raspinhas de chocolate.
Optei por colocar a “farofa” de biscoitos no fundo e o creme de doce de leite por cima, diferente da receita original, porque acho que o as raspas de chocolate se incorporam ao doce e fica mais gostoso. Porém, se você quiser que as raspinhas de chocolate cubram completamente a sobremesa e a apresentação do doce fique impecável pra servir pra uma visita, por exemplo, o recomendado é inverter a ordem, colocando o creme por baixo e depois a farofinha de biscoitos. Também dá pra ir alternando camadas!
Recomendo deixar a sobremesa na geladeira por cerca de 2 horas! Esse doce fica muito melhor se estiver bem geladinho.
PRONTO!
Rendimento: 10 porções
Espero que gostem da receita! É super prática e rápida, qualquer pessoa consegue fazer. Sirvam sem medo, essa sobremesa é muito gostosa!
Pra outras receitas com passo-a-passo ilustrado e muitas dicas culinárias, visitem meu blog Doces Receitas da Gaby e curtam a fan page no Facebook. Espero que tenham gostado e até a próxima quinzena!
Beijos doces da Gaby!
www.docesreceitasdagaby.blogspot.com.br
Genteeee que deliçaaaaaaaaaaaa hahaha olha que nem comi ainda, mais estou comendo com os olhos, kkk
Nossa que bonito kkkkkkkkkkk engordei de olhar. Doce de leite+chocolate é vida <3
Ai Gaby, que delícia, e fácil!!
Bjos.
Olá,
Conheci seu blog por acaso e amei,lindo e charmoso se puder vem conhecer o meu também.
http://femmemakiup.blogspot.com.br/
Abraço..
que delícia!!! uma delícia cheinha de calorias….. hehe
mas de vez em qdo pode né.. afinal essa é uma das melhores coisas da vida, na minha opinião!