“Inglaterra, 1795. Jane tem 20 anos e começa a se destacar como uma escritora. Enquanto está mais interessada em desvendar o mundo, seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade classicista da época. O principal candidato é o Sr. Wisley, neto da aristocrata Lady Gresham, mas Jane se interessa é pelo malandro Tom Lefroy, cuja inteligência e arrogância a provocam.
‘Amor e Inocência’ (Becoming Jane, no nome original) é um filme biográfico sobre a escritora inglesa Jane Austen. A história tenta reproduzir um pouco de sua vida, além de seus relacionamentos. O romance teria inspirado a obra Orgulho e Preconceito, o mais renomado romance da autora.”
Amor e Inocência – ou Becoming Jane – é um filme inspirado na vida da escritora Jane Austen. Na história, ela é uma moça que vive com os pais na Inglaterra do século dezoito e escreve histórias pra entreter os parentes nas reuniões de família. Apesar de escrever sobre o amor, Jane nunca se apaixonou… Até o dia em que seu irmão volta da capital e traz um amigo, Thomas Lefroy, um charmoso advogado enviado pelo tio pra passar uns tempos na zona rural, como castigo por gastar tanto dinheiro em bebidas e festas. Thomas se sente entediado com a vida longe do movimento urbano e seu único interesse é saber porque Jane é tão desajeitada.
Naquela época, todas as moças eram belas, recatadas e do lar, mas Jane não queria nem saber de levar desaforo pra casa e, à primeira vista, achou Lefroy um metido que queria se intrometer na sua vida. Mas Thomas era, como Jane, um grande leitor, e passou a dar dicas de leitura pra que ela pudesse amadurecer sua escrita.
Jane fica escandalizada com as leituras que Thomas indica pra ela e surpresa por ser tão ingênua em relação ao amor, algo que ela só havia conhecido até então por meio de sua irmã Cassandra, que estava noiva. É nesse instante que ela percebe que ele é um cavalheiro muito divertido e pode finalmente mostrar pra ela como o amor realmente é. Thomas é um personagem irresistível, com um sorriso brincalhão e maravilhosos olhos azuis! O típico britânico de tirar o fôlego.
O filme é uma história de ficção inspirada na autora do famoso romance Orgulho e Preconceito – e dizem que Thomas foi a inspiração pro Mr. Darcy, que faz todas as Janetes suspirarem. Interpretado pelo britânico James McAvoy, ele soube muito bem como fazer o papel de alguém que se tornou inesquecível aos olhos da escritora. Ele e Anne Hathaway trazem um ar de contos de fadas pra história, arrancando suspiros a cada cena juntos. As frases faladas por eles parecem versos!
Thomas é atrevido e, no começo, parece ser arrogante, mas guarda uma triste história. Além disso, se mostra a frente de seu tempo ao apoiar o sonho de Jane em ser escritora, algo que não era tolerado pela sociedade da época. O legal de Jane é que ela foi uma pessoa real e, como a história foi inspirada em relatos, pode-se perceber que ela foi uma mulher moderna. Mesmo vivendo em uma época ainda mais preconceituosa do que a nossa, soube como escrever de um jeito memorável, tornando suas obras conhecidas em todo o mundo até hoje.
Amor e Inocência é um filme belíssimo desde a fotografia, passando pelos campos ingleses e ruas que preservam história, até o figurino com todos os vestidos bufantes, chapéus elaborados e casas antigas. É um filme divertido e emocionante, com um romance real, nada perfeitinho e utópico!
Cada personagem é único – e tem que enfrentar suas escolhas e como elas vão pesar no futuro. Amor e Inocência é uma história que vai te deixar com vontade de ir a um baile e sair passeando de carruagem por aí!
Recomendo pra quem gosta de romances de época e literatura! Amor e Inocência é uma história que vai te deixar sonhando com a mágica inesquecível do universo de Austen e, pra quem não conhece a escritora, vai fazer querer saber muito mais sobre ela. Está esperando o quê? Corre pro Netflix pra assistir 😉
Ainda não conhece o meu blog? Clique aqui!
OBa, já vai pra linha lista da Neflix rs
Amei a dica! ?