Ir na manicure e deixar as unhas bem pintadas e lindas é a rotina semanal de muitas mulheres, mas nem todas tomam os devidos cuidados, porque na maioria das vezes não sabem os riscos que estão correndo! Fazer as unhas no salão é tão rotineiro que não temos o costume – ou nos esquecemos – de observar os materiais utilizados no serviço e, por isso, podemos contrair doenças perigosas, com tratamentos demorados ou até mesmo sem tratamento.
Quando usamos, por exemplo, o alicate ou o afastador de cutículas sem que estejam esterilizadas corretamente por uma estufa, corremos o risco de contrair vírus das hepatites B e C ou até mesmo o da AIDS, e com o palitinho e a lixa a contaminação pode ser pelos fungos. O primeiro passo para a nossa proteção é cuidar bem das cutículas, pois elas são a porta de entrada dos fungos, bactérias e vírus. Como já foi dito aqui, se fizermos as cutículas da maneira errada, comprometemos a saúde das unhas… É de extrema importância lembrar que não é apenas a saúde das unhas que pode estar em risco, mas também a do organismo. A unha tem a função de proteger as nossas extremidades e a cutícula aumenta essa proteção, então precisamos de cuidados redobrados quando o assunto é “doenças que podemos contrair através do contato com materiais contaminados”.
No caso do alicate e do afastador a esterilização correta é usando a estufa ou a autoclave, é o necessário para higienizar. E no caso do palitinho e da lixa? Eles podem estar contaminados com bactérias e fungos, que se alojam embaixo da unha e podem iniciar, por exemplo, uma micose de unha, no caso dos fungos. Devido ao material da lixa e do palitinho (se for de madeira) a esterilização não é viável, então o aconselhável é que cada pessoa tenha o seu kit de manicure.
O tratamento da micose de unha é longo, além de também corrermos o risco da micose de uma unha passar para a outra. É uma doença com tratamento demorado e complicado, que pode deformar as unhas e deixá-las fracas mas, se tomarmos os cuidados necessários, muitas vezes é possível ser evitada. Apesar do tratamento ser longo e um pouco difícil, a doença causada por fungos não é tão perigosa quanto as hepatites B e C e a AIDS, que também podem ser contraídas enquanto fazemos as unhas através do alicate e do afastador que, se machucam a cutícula, podem ter contato com o sangue.
Outro material que merece atenção é a bacia onde o pé fica “de molho” e até o potinho de colocar as mãos na água, porque eles precisam ter um plástico descartável que nos protege dos microorganismos que ficam alojados nesses instrumentos. Vale lembrar que as dicas também valem para as manicures, que muitas vezes estão expostas a todos essas doenças. Sempre usem luvas descartáveis!
Para termos certeza da nossa proteção, é interessante montarmos um kit básico para que possamos levá-lo para a manicure:
1- Alicate de cutícula
2- Afastador de Cutícula
3- Palitinhos de madeira (ou de metal)
4- Lixa de unha
5- Lixa de pé
O plástico da bacia e o algodão são opcionais, temos que prestar atenção na higienização do local escolhido. Se necessário, inclua esses itens no seu kit básico também!
Beijos,
Fernanda
Adoreii as dicas Fernanda , uma vez uma manicure machucou feio meu dedo ;( agora levo meu proprio materal e mudei de manicure
Gostei bastante das dicas! É bastante útil.
Renata, eu queria pedir uma dica de como se vestir a eventos de forró! Pois aonde moro sempre tem esses eventos e eu adoro dançar. Como aqui tem um clima quente e eu não acho apropriado usar uma saia ou vestido, pois tem o risco de mostrar o que não deve! E eu gosto de andar bem vestida e não ultrapassar a linha tênue entre sensualidade e vulgaridade, quero umas dicas de como andar na moda pra ir nesse tipo de evento, sem esquecer é claro, do conforto.
Adorei a dica, vou já comprar meu kit, e depois dizem que não se aprende com os filhos,obrigado pelo alerta Gabi, bjs!
Confesso que não é sempre que eu presto atenção nesses detalhes, mas reconheço que é mesmo muito importante! Dicas muito boas.
Beijos,
Sté
http://blog-fabulous.blogspot.com.br/
Esse assunto é muito sério. Parabéns pelo post de conscientização. Eu sempre levo meu kit pra manicure. Afinal, pra que correr riscos, né?
é realmente, eu não vou a manicure porque tenho “nojinho” sempre acho que falta um pouco de higiene mesmo sendo aqueles salões caresímos, sou “chatinha” kkkk.
Se eu for levar tudo que preciso, acho que a manicure nunca mais ia querer pintar minhas unhas =/
muitoo legall , adoreii essas dicas até por que muitas pessoas ainda não ligam pra fiscalizar os salões que vão sendoo que é de extrema importância prevenir doenças em salões. E muito importante as pessoas saberem de onde vem os matérias utilizados e se não souberem se a procedência dos matéria é segura seria melhor que elas próprias levassem seu material, mas em fim adoreii este post.
continuee assim beijinhoss *—-*
EXCELENTE!!!
Sou tão relaxada com isso … tenho medo , mas nao faço nada pra prevenir
Gostei muito deste post, pois já fui seriamente machucada em um salão e agora levo meu próprio kit de unhas e é muito importante que saibamos resguardar nossa saúde e evitar problemas maiores.
Bjus*
Otima dicas viu todas devemos tomar muito cuidado mesmo
Já tenho meu kit há um bom tempo… Sempre bom prevenir do que remediar, afinal, nem todo mundo tem tanto cuidado com a unha alheia… rs
Sempre tenho o meu kit para levar junto, afinal existem tantas doenças que podem ser passadas por estes utensílios, que vale apena prevenir! Ótimas dicas! =D
eu ja tenho meu kit, nao quero da bobeira pra infecçoes alguma nas unhas.