Você acorda e se depara com mais um dia friozinho com aquele vislumbre de sol, dá aquela espreguiçada, se arma com o salto poderoso e olho de gatinho que nada mais é do que sua marca registrada, passa mousse no cabelo e sai do apartamento pra encarar mais uma longa rotina de correria. Quando abre a porta do elevador e dá de cara com o gato da cobertura, você pensa que nada vai conseguir estragar este dia que promete ser perfeito.
Justamente entre esse e outro pensamento com o tal galã de olhos verdes que acaba de te fazer um elogio, você vê aquela… Aquela coisa! Aquele pequeno rascunho de pesadelo estampado bem acima do seu delineador em gel da M·A·C, um ponto preto ao lado de outro, mais um e mais um… Deus do céu, como é que você teve coragem de sair de casa com a sobrancelha nesse estado?!?! Aí você lembra que entre o casamento da sua prima, a despedida de uma amiga que vai se mudar, aquele fim de semana no sítio com a galera e a festa de encerramento do semestre da faculdade, faz tipo umas três semanas que você não pisa no salão pra dar aquela aparadinha esperta nos pelinhos que marcam o olhar. E agora?!
Exageros à parte, existem poucas coisas na vida que irritam mais uma mulher do que esses pequenos deslizes do dia-a-dia! Agora vamos falar a verdade, no meio da correria que a gente enfrenta no cotidiano, fica quase impossível manter essa perfeição e, uma vez ou outra, acidentes acontecem. Pra evitar aquela corrida de emergência ao primeiro salão que estiver disponível, venho dar algumas dicas práticas pra evitar uma sobrancelha torta-comprometedora-de-olhar!
Passo 1: Preparando o campo de batalha
Como todas as demais dicas que esta vossa humilde blogueira oferece, esse capítulo não é diferente: higienização do material é o pontapé inicial pra todo e qualquer embelezamento!
Por isso, passe álcool na escovinha de acrílico, tesourinha e pinça que pretende usar e lave bem o rosto com sabão, preferencialmente neutro – sempre recomendo aqueles à base de glicerina, que são ótimos. Quando você arranca os pelos do corpo, facilita a entrada de germes e bactérias nos poros, o que pode ocasionar irritações e microinflamações. Portanto, limpeza em primeiro lugar!
Passo 2: Escolhendo o arsenal de guerra
Os itens mais básicos e essenciais para uma sobrancelha perfeita são:
- Escovinha: aquele pincel clássico próprio pra sobrancelha; ou se você é como eu, diva de baixo orçamento, é válido usar uma escova de dente barata ou pincel de rímel que acabou (e você não teve coragem de jogar fora porque é volume-25x-efeito-cílios-postiços).
- Tesourinha: aquelas de cortar unha de criança, com a pontinha arredondada.
- Lápis de olho: de preferência um branco e um marrom claro/escuro ou cinza, dependendo do tom da sua sobrancelha.
- Pinça: existem três tipos mais clássicos: pinça reta, pinça curvada e pinça ponta-fina. Na verdade existe uma variação enorme em tipos de pinça, mas esses são os mais comuns e, infelizmente, só Deus sabe o quanto eu já gastei do meu orçamento antes de encontrar a pinça perfeita pra mim. Detesto admitir, mas o jeito é a tentativa-e-erro mesmo, até encontrar uma pinça que atenda suas necessidades e seu tipo de sobrancelha. Particularmente, uso uma pinça curvada com a ponta fina, acho melhor pra remover fios fininhos e curtos, que são os que mais me incomodam. Mas vai do gosto de cada uma!
Passo 3: Design do massacre
O mais difícil da sobrancelha é o desenho! Primeiro porque, novamente, é um pouco tentativa-e-erro pra encontrar o design que mais se adapta ao seu rosto. Detesto informar, mas aquele desenho mega-maravilhoso da sobrancelha da Angelina Jolie pode sim ficar péssimo em você! E essa interminável busca pelo perfeito pode te trazer uma semana ou duas de sobrancelha torta, o que né… Acaba com qualquer uma. Segundo porque eu NUNCA conseguia desenhar as duas sobrancelhas iguais, uma sempre ficava mais pra cima do que a outra, ou mais arqueada. Gente, sério… Era um trauma da vida!
Até o dia em que resolvi pedir ajuda ao meu amigo google-imagens, ele me deu a solução de como desenhar as sobrancelhas perfeitamente e eu venho compartilhar com vocês:
Não é só pra isso que serve o lápis que eu mencionei ali em cima, tá? Mas vamos lá, divas! O lance do lápis branco eu não sei bem explicar, só sei que é mágico! Ao desenhar as curvas da sobrancelha com branco, além de acompanhar o desenho com a pinça perfeitamente porque ele fica refletido na luz, é tipo um agente-secreto-revelador-de-pelinhos-que-você-só-ia-enxergar-no-espelho-gigante-do-elevador. Experimentem!
Voltando… O importante é fazer 6 pontos principais, 3 em cima e 3 embaixo, medindo a partir do nariz: o começo (um ponto em cima e um embaixo pra definir a largura da sobrancelha), o “meio” – onde dá aquela levantadinha da Angelina Jolie – e o fim, onde ela deve terminar. Aí você brinca de ligar os pontos e verifica se é esse o desenho que você quer! Particularmente, em todo o auge da minha neurose, uso uma régua pra verificar se as alturas dos dois lados estão iguais; mas essa dica é opcional, o importante mesmo é acertar no desenho.
Aí não tem erro, mulherada, só correr pro abraço! Penteie a sobrancelha com a escovinha e verifique quais pelos precisarão ser removidos pra completar seu desenho e quais deverão ser somente aparados – com a ajuda da tesourinha. Fácil, não?
Passo 4: Espólios e comemoração da vitória
Agora pra dar aquele acabamento de novela, passe o lápis marrom (um tom bem próximo do seu tom de sobrancelha!) delicadamente nos pelos, e dê uma leve esfumada pra esconder possíveis falhas e dar mais volume. Vale esfumar o lápis com um pincel de sombra pra ficar ainda mais natural! Outra opção é usar sombra marrom opaca e esfumar bem.
Encontrei um tutorial no The Beauty Department ilustrando tudo isso, que também vai ajudar muito vocês. Confiram:
Angelina Jolie em 2002 e 2012. Viram? Uma sobrancelha bem feita faz toda a diferença!
Agora é só dar uma piscadinha pro gato do elevador e curtir aquele dia que prometeu ser perfeito!
Beijos,
Clah
Minha sobrancelha deve achar que é minha inimiga, porque olha… hahahahaha :/ Sem palavras pra esse post, Clah! Amei as dicas! E achei incrível a historinha que você criou hahahahaha Parabéns!!!
“você vê aquela… Aquela coisa! Aquele pequeno rascunho de pesadelo estampado bem acima do seu delineador em gel da M·A·C, um ponto preto ao lado de outro, mais um e mais um… Deus do céu, como é que você teve coragem de sair de casa com a sobrancelha nesse estado?!?! ” HAHAHAHAHAHAHAHA Esse trecho ficou excelente! Ri demais kkkkkk
Olá! Ótimas dicas! Adorei!
Eu costumo fazer o design da minhas sombrancelha com henna, gosto bastante, apesar da duração ser pouca! =D
Bjs!
http://aguriausa.blogspot.com.br/
Perfeito p post, principalmente o começo hahahha
Dicas perfeitas, agora só é mão na massa!!!!! Alias nas sobrancelhas rsrsrsr
Nem com essas e nem mais mil dicas minha sobrancelha fica perfeita kkkkkk Só na henna mesmo.. Triste.
Uma sobrancelha bem feita é outra coisa né?! Dá um vida ao rosto!
Adoreii as dicas e o post!
http://achadosdabrunna.com.br/
instagram: @achadosdabrunna
amei o post clah… MUITO completo!!!
Queria agradecer a todas pelos comentários e pelos elogios! É esta recepçao positiva de vocêes e o feedback que impulsionam nosso trabalho! Fico feliz que curtiram o post meninas!!!
Rindo muito com a história do início, ficou perfeito, as dicas são incríveis.
http://blogdamarokah.blogspot.com.br/