Agora, nas férias, as nossas unhas não param sem esmalte, até porque é um acessório indispensável para deixar qualquer look mais bonito. Em Janeiro e Fevereiro, quando muitas pessoas viajam e elas ainda estão pintadas, vem aquela dúvida: minhas unhas precisam “respirar”?!
Primeiramente, a unha é composta por queratina, que é um tecido morto… Então, ela não respira. Mas existem grandes equívocos quando o assunto é a respiração das unhas e, para entendermos bem os cuidados que elas precisam, é só pensarmos na composição da maioria dos esmaltes. Como eu já postei anteriormente, existem várias substâncias químicas que agridem as nossas unhas, mesmo se a pessoa não for alérgica como eu. Precisamos deixar a unha ter um descanso dessa composição do esmalte, para que não ocorra descamação, secura e quebra. Por isso, os esmaltes livres dessas substâncias podem ser usados por um pouco mais de tempo. A acetona também precisa ser evitada, pois possui substâncias que deixam as unhas ressecadas e amareladas.
Além disso, é muito importante lembrar que devemos retirar o esmalte para hidratarmos a unha. Podemos usar qualquer creme de hidratação profunda! Mas esta é a hidratação de fora para dentro, então não vamos esquecer a contrária, de dentro para fora… Tomar bastante água e cuidar da alimentação também vão ajudar na saúde das unhas.
Apesar de as unhas não respirarem, precisamos perceber que esmaltá-las sem dar um intervalo pode sim ser prejudicial à saúde da unha. Tanto no esmalte, quanto na acetona, existem várias substâncias químicas que agridem as unhas e a cutícula.
Prestar atenção na composição é importante, pois esmaltes sem formaldeído (formol), tolueno e outros possuem menor chance de agredi-las. E não se esqueçam de retirar o esmalte para hidratar profundamente as unhas pelo menos uma vez na semana, para tê-las sempre mais saudáveis!
Estou usando o esmalte “Hippie Chic”, da Colorama (marca livre das substâncias químicas que agridem as unhas). Lindo!!!
Beijinhos,
Fernanda
sempre gosto de dar uns dias entre um esmalte e outro..
Não sabia disso…boa dica, Fernanda… e i Hippie Chic é lindooooooooooo, um dos meus preferidos!
Bjs
Muito interessante o post.. Amo o hippie chic, lindo demais.
Muito interessante essas dicas, mas sinceramente nunca pensei em ler a composição do esmalte.
o mito ainda é muito grande, tanto que não gosto de usar esmaltes seguidamente, sempre tiro na sexta pra passar no domingo e gosto de dar uma hidratada com hidratande diluido em agua, mais e bom saber desse fato da composição, pois a gente só foca na cor e esquece esses detalhes tão importantes
amo o esmalte hippie chic!já estou comprando outro vidrinho!
Ola amei este post pois estou encantada por esmaltes faz pouco tempo que estou sempre pintando minhas unhas, pq eu comia as unhas deis de pequena, depou fiquei um tempo sem comer mais como sou muito anciosa voltei e agora estou de unha grande de novo, mais só consigo deixar a unha crescer pintando então gostei muito do post mais fiquei com uma duvida, quanto tempo + ou- tem que deixar a unha sem esmalte, pq um dia é facil, mais um dia só já resolve? obrigada adoro seu blog. beijinhos
Ainnn, vou correndo tirar o meu esmalte…
É a primeira vez que visito seu blog! Vc pode conhecer o meu? http://www.rosachiclets.com.br
Se gostar, por favor siga o meu blog que eu volto aqui e retribuo… Caso siga o meu blog deixe um recadinho nos comentários com o endereço do seu blog para que eu possa retribuir… Bjs
Suzana Rosa
kkkkk’ nunca tinha parado para pensar se unha realmente respirava ou não.
Verdade,estava usando esmalte direto,sem deixar as unhas respirarem há quase um ano…quando vi elas estavam machucadas,desidratadas e manchadas…estou fazendo hidratação direto com um bom creme de mãos e unhas,já estão melhorando!