Roer as unhas é um hábito que muitas vezes começa lá na nossa infância! Chamado de onicofagia, pode ser passageiro ou duradouro, depende dos motivos que levam a pessoa a fazer isso.
Ansiedade é um dos motivos mais comuns, tanto em crianças como em adultos. Se pararmos pra pensar, até as pessoas que não tem esse costume às vezes se pegam comendo as unhas em um momento de ansiedade. Isso é mais normal do que imaginamos! Estresse, tensão, cansaço e tédio também podem causar a ”roeção”.
Além de deixar as unhas feias e curtas, também é perigoso pra saúde, porque normalmente estão sujas, então podemos ingerir bactérias e vírus. Pra amenizar e até parar com esse hábito viciante, é importante ter força de vontade e ir atrás de ajuda! Existem diversos esmaltes no mercado específicos pra isso, que tem o gosto ruim e nos ajudam a perceber os momentos que colocamos a unha na boca. É uma ótima opção porque quase sempre a gente nem percebe o que está fazendo, né?
Esses esmaltes podem ser encontrados em farmácias, esmalterias, perfumarias e até na internet.
Há várias marcas nacionais e importadas que fabricam, como por exemplo Mavala, Orly, Vefic, Avon, Impala, Blant Colors.
E tem até marca hipoalergênica, como a Derma Nail!
Nota da autora do blog: Quando eu era pequena, roía as unhas o tempo inteiro! Isso me atrapalhava e ainda deixava as minhas unhas horríveis. Eu não conseguia parar de jeito nenhum! Aí minha mãe comprou pra mim essa Solução para Unhas Roídas, da Avon. O gosto é muito ruim e fica um tempão na boca, mas vale a pena. É a única coisa que funcionou pra mim! Depois de uns 2 meses usando, parei totalmente de roer as unhas e nunca mais voltei.
Outra ideia é usar unhas postiças ou em gel, que formam uma ”barreira” contra o vício. Mas vale lembrar que as unhas postiças, quando usadas por muito tempo, podem contribuir com o acúmulo de fungos e estragar as unhas naturais!
Deixar as unhas sempre bonitas e pintadas também pode ser uma estratégia, assim como usar esmalte de gel, que dura mais que os outros. Também há adesivos pra unhas, que estão super na moda e possuem uma grande variedade de modelos!
Se mesmo com essas dicas o hábito de roer as unhas continuar, é melhor procurar a ajuda de um médico pra receber um tratamento mais específico. Espero que tenha ajudado!
Beijos,
Fernanda
Ei nunca tive o hábito de roer a unha, agora as cutículas eu tenho mania de cutucar =/ Vou usar algumas dessas soluções nas cutículas rsrs
Adorei suas dicas
Faceis e ageis sem complicação
Sucesso
Hoje eu sou grata há alguns desse produtos ai viu não falo que minha unha da linda e grande mais estar bem forte e hoje ela nem quebra só com apenas uma lavada de louça KK’ beijoos
Nossa unha em gel é bem feio kkkkkkk nunca tinha visto uma que não fosse pintada. Esses esmaltes com gosto ruim tiveram a mesma eficiência que pimenta pra mim: zero. Só consegui parar quando vi um câncer de estômago… nem sei se foi pelas unhas, mas me botaram medo kkkkk
Adorei as dicas, estava precisando mesmo! 🙂
roer as unhas para mim e ruim as minhas amigas falam para mim parar mas estou sempre nervoso e vivo roendo as unhas e estão feias mesmo , vou usar impala para ver se cresce beijos